Boa tarde, Analisa
A minha resposta vai de encontro a questão do contribuinte, que é relativo ao movimento das contas do plano de contas num determinado exercício de modo geral.
E o que estas a fazer referência é a questão exclusiva da tabela clientes: que a DNRE tem esse posicionamento:
Existe obrigatoriedade de entrega de tabela de clientes e fornecedores por contribuintes que não tenham operações? (sobretudo com clientes)
Atualmente a Portaria nº 47/2021 define que a tabela de clientes e de fornecedores é obrigatória para todos os tipos de ficheiro SAF T (CV) não estando por isso previstos cenários em que os contribuintes possam reportar ficheiros SAF T (CV) sem estas tabelas. No caso da inexistência de registos de clientes (por exemplo, a empresa acabou de abrir atividade e ainda não tem qualquer cliente) pode ser incluída a estrutura do tipo Consumidor final para ultrapassar a questão. Em relação à ausência de registos de fornecedores, consideramos que esta é uma situação altamente invulgar pois mesmo que a empresa/entidade tenha acabado de abrir atividade e estando em regime de contabilidade organizada não faz sentido não ter incorrido em uma única despesa e por consequência não ter uma única movimentação no seu sistema relacionada com um fornecedor.